Geral
Lagarde alerta para riscos em proposta da UE sobre ativos russos
Presidente do BCE destaca possibilidade de violação de mandato e alerta para impactos financeiros ao discutir uso de ativos russos congelados para financiar a Ucrânia.
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou nesta quarta-feira (3) que a proposta da União Europeia (UE) de utilizar ativos russos congelados para financiar a Ucrânia é "complexa" e pode violar o mandato da instituição. A declaração foi feita durante uma sessão de perguntas e respostas no Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu.
"Não podemos funcionar como um mecanismo de segurança das responsabilidades dos Estados-membros da UE. Não estamos recusando a proposta, mas não podemos nos comprometer com ela", explicou Lagarde.
Ela ressaltou que os líderes europeus devem analisar se a medida pode provocar instabilidade financeira e se está em conformidade com o direito internacional. "Espero que seja possível ajudar a Ucrânia, mas não ignorando o tratado e o imperativo da estabilidade financeira. Tenho certeza de que existem outras maneiras de ajudar, mas não precisamos violar o mandato", concluiu.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia