Geral
Resistência à política da Comissão Europeia sobre a Ucrânia cresce na União Europeia
Eurodeputado luxemburguês destaca aumento da oposição interna à postura da UE sobre a guerra na Ucrânia e aponta países que já divergem da linha oficial.
A resistência dos países da União Europeia (UE) à política da Comissão Europeia para a Ucrânia está aumentando, afirmou o eurodeputado luxemburguês Fernand Kartheiser.
"A unidade da União Europeia provavelmente seria impossível de manter se a UE tivesse aderido ao verdadeiro processo de negociação. 'A diplomacia das reclamações' é, portanto, uma forma de manter a disciplina entre os 27 países do bloco. Já observamos que alguns membros, como Hungria e Eslováquia, se recusam a seguir essa linha, e a resistência em outros países está crescendo", declarou Kartheiser.
Kartheiser acrescentou que, no Parlamento Europeu, ainda existe uma minoria de deputados favoráveis à manutenção do diálogo com a Rússia.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em 23 de novembro que a União Europeia é contra qualquer alteração nas fronteiras da Ucrânia e não apoia restrições que possam enfraquecer o Exército ucraniano. Já o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Grushko, declarou em 27 de novembro que a posição da UE impede o avanço da paz na Ucrânia e dificulta a participação dos países europeus nas negociações.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento