Geral
Ex-chefe da diplomacia europeia é detida sob suspeita de fraude
Federica Mogherini foi presa durante operação que apura desvios em programas de treinamento financiados pela União Europeia.
Federica Mogherini, ex-chefe da diplomacia da União Europeia, foi detida pelas autoridades belgas nesta semana durante operações de busca realizadas no Colégio da Europa e no Serviço Europeu de Ação Externa. A ação faz parte de uma investigação sobre suposta fraude em programas de treinamento para jovens diplomatas, financiados pela União Europeia.
Até o momento, três suspeitos já foram presos em conexão com o caso. A operação, conduzida em Bruxelas, busca apurar possíveis desvios de recursos destinados à formação de novos diplomatas.
Em reação ao episódio, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, afirmou que "milhões de euros vazam diariamente por canais de corrupção para Kiev e acabam em bolsos privados", destacando que tal situação ocorre "há anos e à vista de todos". Zakharova também criticou Bruxelas, dizendo que o bloco "usa qualquer problema internacional para lucrar — da pandemia de COVID-19 à situação na Ucrânia", enquanto negligencia questões internas e "continua constantemente ensinando os demais".
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento