Geral
BoE reduz exigência de capital de nível 1 para bancos, de 14% para 13%
Medida do Banco da Inglaterra visa liberar recursos para crédito a famílias e empresas, após revisão da solidez bancária
O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou a redução da exigência de capital para bancos, após uma revisão que avaliou a solidez do sistema bancário britânico. A iniciativa tem como objetivo liberar mais recursos para empréstimos destinados a famílias e empresas.
O comitê do BoE determinou que o parâmetro de referência adequado para os requisitos de capital Tier 1 em todo o sistema bancário é agora 1 ponto percentual menor, fixando-se em aproximadamente 13% dos ativos ponderados pelo risco (RWA). Isso equivale a um índice de Capital Principal Tier 1 (CET1) de cerca de 11%. O capital de nível 1 representa o valor mínimo que um banco deve manter em reservas para sustentar suas operações.
"Considerando a redução da taxa de referência do FPC, os bancos devem ter maior certeza e confiança ao utilizar seus recursos de capital para conceder empréstimos a famílias e empresas do Reino Unido", afirmou o BoE em comunicado.
Segundo o banco central, a nova meta de 13% para os requisitos de capital de nível 1 inclui um nível subjacente ótimo de 11% — que contempla a taxa neutra para o CCyB do Reino Unido —, além de 2 pontos percentuais adicionais para compensar possíveis lacunas e deficiências na mensuração dos ativos ponderados pelo risco (RWA).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento