Geral

Proteção às crianças e adolescentes em Penedo avança com o Programa Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas

Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS 26/11/2025
Proteção às crianças e adolescentes em Penedo avança com o Programa Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas
- Foto: Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS

Penedo dá um passo decisivo na proteção de crianças e adolescentes ao lançar o Programa Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas, uma iniciativa inovadora que assegura atendimento imediato, transporte seguro e acolhimento humanizado às vítimas de violência sexual, física ou psicológica. 

O Termo de Cooperação Técnica que formaliza a iniciativa foi assinado nesta quarta-feira, 25, entre a Prefeitura de Penedo – por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) -, o Ministério Público Estadual, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

O ato oficial ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e contou com a presença do promotor de justiça João Batista, do delegado Rômulo Andrade, da secretária de Saúde Waninna Mendonça e da conselheira tutelar Gilvânia Fagundes, reforçando o caráter intersetorial do programa.

O Guardiões da Infância foi estruturado para oferecer resposta imediata às situações de violência envolvendo menores, garantindo integração entre saúde, justiça e proteção social, com os seguintes objetivos específicos.

  • Disponibilizar transporte exclusivo para vítimas e familiares em situações emergenciais
  • Assegurar acolhimento humanizado, com suporte médico, psicológico e social
  • Fortalecer o fluxo intersetorial e a comunicação entre os órgãos parceiros

Waninna Mendonça ressalta que a proposta é mais ampla do que agilizar atendimento aos menores de idade vítimas de violência, mas também assegurar que cada criança e adolescente seja amparado de forma sensível e especializada, recebendo o acompanhamento necessário.

“Hoje demos um passo histórico em Penedo. É um programa que tem um fluxo inovador, que garante atendimento e acolhimento 24 horas para crianças e adolescentes vítimas de violência física, abuso sexual ou abandono. A partir de agora, todo atendimento será rastreado, padronizado e articulado entre os órgãos competentes, com transporte exclusivo e canal oficial de comunicação, com protocolos claros”, declarou a representante do governo Inovação e Crescimento. 

Um dos diferenciais do projeto é a estrutura logística montada para atender a população. A operação conta com um veículo exclusivo, com prioridade máxima de deslocamento dentro de Penedo e região. O transporte funcionará de forma ininterrupta, garantindo resposta rápida, inclusive durante a madrugada, finais de semana e feriados.

“Eu gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público pela iniciativa. Os Guardiões da Infância é mais uma ferramenta somada à rede de proteção às crianças e adolescentes em Penedo. Sentíamos que tinha um problema nesse transporte, no sigilo e agora com esse programa vamos conseguir averiguar os fatos e garantir a proteção dessas crianças”, afirmou o delegado Rômulo Andrade.

O esforço conjunto do Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Secretaria de Saúde simboliza a criação de um fluxo coordenado e permanente, capaz de responder com eficiência aos casos de violência e oferecer suporte técnico adequado às vítimas.

“Proteger! Essa é a ideia dessa parceria entre os órgãos competentes para justamente poder garantir sigilo, transporte e qualidade de proteção. Com os Guardiões da Infância teremos, durante 24 horas por dia, pessoas qualificadas para acolher as crianças e adolescentes vítimas de violências. Teremos motoristas qualificados para levá-las até Arapiraca, Maceió ou qualquer lugar que precisar. Garantiremos o sigilo da identidade e a integridade física dessas vítimas”, acrescentou o promotor de justiça João Batista.

Com o Guardiões da Infância – Acolhendo 24 Horas, Penedo se destaca no cenário estadual ao implementar uma política pública que coloca a infância e a adolescência no centro das prioridades, reafirmando o compromisso de proteger, acolher e garantir direitos.