Geral

Renasce Salgadinho inicia testes de bombeamento de efluentes em Maceió

Nova etapa marca avanço da requalificação ambiental e promete beneficiar mais de 300 mil pessoas na capital alagoana

24/11/2025
Renasce Salgadinho inicia testes de bombeamento de efluentes em Maceió
Casa de máquinas da Estação Elevatória do Vale do Reginaldo. - Foto: Seminfra

O programa Renasce Salgadinho, considerado o maior projeto ambiental já realizado em Maceió, deu início à fase de testes do sistema de bombeamento dos efluentes que serão direcionados ao emissário submarino.

Os testes começaram na principal Estação Elevatória do projeto, situada no Vale do Reginaldo, e marcam a etapa final da requalificação ambiental do Renasce Salgadinho. O objetivo é assegurar o pleno funcionamento do sistema de saneamento e identificar eventuais intercorrências antes da operação definitiva.

As testagens serão realizadas de forma esporádica ao longo dos próximos dois meses, conforme cronograma pré-estabelecido com a concessionária BRK, responsável pelo lançamento do esgoto tratado no mar, a uma distância segura da costa.

A Estação Elevatória do Vale do Reginaldo é uma das cinco construídas pelo Renasce Salgadinho e terá a missão de bombear os efluentes provenientes dos riachos Águas Férreas, Sapo, Gulandi e Pau d’Arco. Esses resíduos serão encaminhados até a Estação de Tratamento de Esgoto da BRK por meio de mais de 7 km de tubulação. Após o tratamento, o esgoto será direcionado ao emissário submarino localizado na praia do Sobral, de onde será lançado no mar já tratado.

A expectativa é que as cinco estações elevatórias movimentem, em tempo seco, cerca de 30 mil litros de esgoto por minuto até a Estação de Tratamento da BRK, evitando que os efluentes cheguem às praias de Maceió.

Acionamento das bombas marca etapa histórica

O prefeito JHC e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, participaram do teste inicial na casa de máquinas do Vale do Reginaldo, no último dia 19, e acionaram os botões das bombas. Ambos ressaltaram a importância da requalificação ambiental do Salgadinho, que beneficiará mais de 300 mil maceioenses. “A parte mais difícil já foi feita, que é a coleta. Em breve teremos todas as etapas do saneamento funcionando plenamente”, destacou Cunha.