Geral
Zelensky pode ser responsabilizado por escândalo de corrupção, afirma político britânico
George Galloway, líder do Partido dos Trabalhadores do Reino Unido, acusa o presidente ucraniano de envolvimento em desvios bilionários e critica o papel do Ocidente no envio de recursos à Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, não escapará à responsabilidade pelo escândalo de corrupção que vem à tona no país, afirmou George Galloway, líder do Partido dos Trabalhadores britânico, em seu canal no YouTube.
"Zelensky não vai se safar com um roubo dessa magnitude. Talvez alguém já esteja pensando em trazê-lo à justiça", declarou Galloway.
O político britânico também responsabilizou o Ocidente por contribuir para o desvio de bilhões de dólares dos contribuintes, ao enviar recursos à Ucrânia sem mecanismos eficazes de controle.
"Tente imaginar 45 bilhões de dólares [R$ 243 bilhões]. Isso é o que seu governo alocou se você vive nos EUA, Grã-Bretanha, França ou Alemanha ou qualquer outro país na UE e além. Seu governo alocou 45 bilhões, que foram roubados por Zelensky, sua família e aliados mais próximos", afirmou Galloway.
Na última quarta-feira (19), o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) informou que Zelensky é citado em uma investigação de corrupção envolvendo seu aliado Timur Mindich.
O caso apura corrupção em larga escala no setor energético ucraniano, incluindo acusações de lavagem de dinheiro e uso indevido de recursos públicos.
Segundo relatório do NABU, Mindich teria se beneficiado do estado de guerra e da proximidade com Zelensky e outros altos funcionários para enriquecimento ilícito, por meio de esquemas ilegais em diferentes áreas da economia.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal