Geral
Presidente do Peru admite possibilidade de entrada forçada na embaixada do México por caso Betssy Chávez
José Jerí afirmou que, se necessário, poderá autorizar a entrada de autoridades peruanas na embaixada mexicana para prender ex-primeira-ministra acusada de envolvimento em tentativa de golpe.
O presidente do Peru, José Jerí, declarou que não descarta a possibilidade de ingressar à força na embaixada do México em Lima para capturar Betssy Chávez, ex-primeira-ministra peruana que solicitou asilo no local. "Se for necessário entrar na embaixada mexicana, isso será feito", afirmou Jerí em entrevista ao jornal El Comercio.
A declaração ocorre após a Justiça peruana emitir, na última sexta-feira (12), um mandado internacional de captura e determinar a prisão preventiva de Betssy Chávez. Em resposta ao acolhimento de Chávez pela embaixada mexicana, o governo do Peru rompeu relações diplomáticas com o México.
Desde que assumiu a presidência, em 10 de outubro, após a destituição de Dina Boluarte, Jerí tem adotado uma postura firme diante de episódios de instabilidade política. "Minha mão não treme", ressaltou o presidente.
Betssy Chávez é acusada de envolvimento na tentativa de autogolpe do ex-presidente Pedro Castillo, ocorrida em dezembro de 2022. Segundo a Justiça peruana, ela teria descumprido medidas judiciais, como o registro biométrico semanal e a obrigatoriedade de comparecimento a audiências.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal