Geral

Hezbollah confirma morte de comandante em ataque israelense

Haytham Ali Tabatabai, segunda liderança do grupo xiita, morreu em bombardeio em Beirute; Hezbollah promete resposta a Israel

Sputnik Brasil 23/11/2025
Hezbollah confirma morte de comandante em ataque israelense
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O movimento libanês xiita Hezbollah confirmou a morte de Haytham Ali Tabatabai, considerado a segunda figura mais importante em sua hierarquia, após um ataque israelense em Beirute. Segundo o grupo, Israel "passou dos limites" e uma resposta contra Tel Aviv está sendo avaliada.

Ali Tabatabai era chefe do chamado Estado-Maior do Hezbollah e também comandava as forças especiais do grupo, responsáveis por operações no Iêmen e na Síria. Ele assumiu o posto após o assassinato de Fouad Shukr, morto em 30 de julho do ano passado em um bombardeio israelense no bairro de Dahiyeh.

De acordo com o Ministério da Saúde do Líbano, além de Ali Tabatabai, outras quatro pessoas morreram e 28 ficaram feridas no ataque a um prédio residencial em Haret Hreik, distrito de Dahiyeh, na capital Beirute. Entre os feridos estão dez crianças e oito mulheres, segundo informações da mídia libanesa.