Geral

Enviado russo diz que plano de Trump busca evitar maiores perdas para a Ucrânia

Kirill Dmitriev, representante russo nos EUA, afirma que proposta do ex-presidente americano visa conter danos territoriais e humanos no conflito ucraniano

21/11/2025
Enviado russo diz que plano de Trump busca evitar maiores perdas para a Ucrânia
Foto: © Sputnik / Sergey Bobylev / Acessar o banco de imagens

Kirill Dmitriev, enviado presidencial russo para Cooperação Econômica e diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI), afirmou que o novo plano de paz proposto pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, busca evitar que a Ucrânia sofra perdas ainda maiores de território e vidas.

"Graças à propaganda dos belicistas, muitas pessoas não percebem que o plano de paz de Trump foi concebido para evitar que a Ucrânia perca ainda mais território e vidas. Observem atentamente os críticos do plano de paz — e como eles se beneficiam de uma guerra sem fim", escreveu Dmitriev na rede social X.

O enviado russo também ironizou ao dizer que os belicistas talvez estejam à espera de "conseguir um vaso sanitário de ouro", em referência a um escândalo de corrupção na Ucrânia. Segundo um jornal italiano, aliados do presidente Vladimir Zelensky teriam instalado encanamentos de ouro para uso próprio, financiados com recursos europeus.

Na última quarta-feira (19), foi noticiado que Trump aprovou um novo plano de paz para a Ucrânia. Segundo o Financial Times, a proposta americana inclui 28 pontos, entre eles a redução da ajuda militar dos EUA e a proibição da presença de tropas estrangeiras e armas de longo alcance em território ucraniano.

Nesta sexta-feira (21), o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o plano de Trump pode servir como base para um acordo final sobre a situação na Ucrânia.

Por Sputnik Brasil