Geral
O que podemos esperar do G20 na África do Sul?
Recuperação econômica, financiamento climático e protagonismo dos países emergentes estarão no centro dos debates em Joanesburgo
A próxima cúpula do G20, marcada para Joanesburgo, deve concentrar as discussões em temas cruciais como recuperação econômica global, financiamento climático, segurança alimentar e transformação digital.
Países emergentes buscam ampliar sua influência nas decisões do fórum, enquanto líderes globais se debruçam sobre formas de transformar promessas em ações concretas diante dos desafios econômicos e sociais. Entre as principais questões estão: de que maneira as nações emergentes podem conquistar maior poder decisório dentro do G20? E quais pautas terão maior destaque durante os debates?
Para analisar o cenário e as expectativas, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem José Niemeyer, professor de relações internacionais do Ibmec, e Bruno Mendelski, doutor em relações internacionais, professor visitante e colaborador do mestrado da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de pesquisador do Núcleo de Pesquisa sobre Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima/UFRGS) e do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da UFABC. O debate já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias