Geral
Lula e Ramaphosa discutem ampliação de acordo entre Mercosul e União Aduaneira da África Austral
Presidentes do Brasil e da África do Sul avaliam fortalecer relações comerciais e debatem multilateralismo durante Cúpula do G20 em Joanesburgo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu-se nesta sexta-feira (21) com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em Joanesburgo, onde participa da Cúpula do G20.
Durante o encontro, um dos principais temas abordados foi a balança comercial entre Brasil e África do Sul. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), "os dois líderes reconheceram que a balança comercial não condiz com o tamanho das duas economias e avaliam a possibilidade de negociações para ampliação do Acordo entre Mercosul e a União Aduaneira da África Austral".
Lula aproveitou a ocasião para convidar Ramaphosa a visitar o Brasil no início de 2026, com o objetivo de participar de um seminário empresarial. De acordo com a Secom, o presidente sul-africano aceitou o convite.
Além das questões comerciais, os presidentes também trataram da criação de um painel de especialistas sobre desigualdade, dos resultados da COP30 e de medidas para o fortalecimento do multilateralismo.
Lula desembarcou nesta sexta-feira em Joanesburgo. O G20 de 2025, que será realizado sob o lema "Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade", também esteve em pauta. Na próxima segunda-feira, o presidente segue para Maputo, capital de Moçambique, onde participará de um evento em comemoração às relações entre Brasil e Moçambique.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias