Geral
Alckmin prevê assinatura do acordo Mercosul-União Europeia em dezembro de 2025
Vice-presidente destaca avanços em negociações e reforça expectativa de conclusão do tratado após 25 anos de tratativas
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira, 21, que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deverá ser assinado em dezembro de 2025.
Alckmin foi questionado por jornalistas sobre o interesse do governo do Uruguai — integrante do Mercosul — em aderir ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico (CPTPP) de forma unilateral, mas não respondeu especificamente sobre o tema.
“O Mercosul envolve questões de livre comércio. Nós temos quatro países; entrando a Bolívia, passamos a cinco países que têm união aduaneira. Então, livre comércio e união aduaneira”, explicou o vice-presidente.
Alckmin também destacou acordos recentes firmados pelo Mercosul, como o celebrado com Singapura em 2023 e, neste ano, com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta). “Em dezembro, deve assinar o acordo Mercosul-União Europeia. Mais de quase um quarto de século depois (do início das negociações), 25 anos”, ressaltou.
Por fim, o vice-presidente afirmou que há negociações em andamento para ampliar linhas tarifárias de preferência. “Não é livre comércio, mas você amplia linhas tarifárias de preferência. Brasil-México, Mercosul-Índia.”
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela