Geral
Marina Silva afirma que prazo não deve limitar debate sobre temas polêmicos
Ministra destaca importância de discutir assuntos sensíveis na COP30, mesmo fora da pauta oficial, para buscar melhores resultados nas negociações climáticas.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira, 21, que o tempo não pode ser um impedimento para o debate dos temas mais sensíveis nas negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). "O esforço é alcançar o melhor resultado", ressaltou Marina ao conversar com jornalistas nos corredores do evento, realizado em Belém (PA).
Quatro questões permanecem sem consenso entre os países participantes. O primeiro ponto trata do financiamento de ações climáticas por nações desenvolvidas em países em desenvolvimento. O segundo busca estabelecer metas mais ambiciosas para o combate ao aquecimento global. O terceiro aborda restrições unilaterais ao comércio, como barreiras tarifárias impostas por motivos ambientais. Já o quarto item exige maior transparência nos relatórios de emissões de gases poluentes.
Esses temas foram considerados "fora da pauta oficial" no início da conferência. Para evitar entraves nas negociações, a presidência da COP30 optou por retirar os pontos mais sensíveis da discussão formal, tratando-os em paralelo. Segundo Marina Silva, os quatro assuntos polêmicos voltam a ser debatidos na reunião marcada para as 17h.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela