Geral
Dirigente do Fed aponta estagnação no combate à inflação e admite possível ajuste nos juros
Presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirma que inflação segue acima da meta e não descarta nova elevação das taxas básicas no curto prazo
O presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova York, John Williams, afirmou nesta sexta-feira, 21, que o progresso rumo à meta de inflação de 2% "estagnou temporariamente". Segundo Williams, ainda há espaço para um ajuste adicional de juros no curto prazo, mesmo após o recente ciclo de cortes. Os dados mais recentes, destacou, mostram que a inflação permanece em torno de 2,75%.
Durante evento, Williams explicou que políticas comerciais e tarifas "elevaram um pouco a inflação" e compensaram a esperada trajetória de queda, embora não haja indícios de pressões inflacionárias de segunda ordem.
O dirigente estimou que tarifas mais altas contribuíram com 0,5 a 0,75 ponto percentual à inflação atual, mas avaliou que esses impactos devem se dissipar "ao longo do restante deste ano e na primeira metade do próximo". A expectativa, segundo ele, é que a inflação retorne ao caminho da meta de 2% apenas em 2027.
Williams ressaltou que a desaceleração econômica e o esfriamento gradual do mercado de trabalho aumentaram os riscos de queda para o emprego, enquanto os riscos de alta para a inflação diminuíram um pouco. Mesmo assim, destacou que a política monetária segue "moderadamente restritiva", ainda que menos do que antes dos cortes recentes.
Ele afirmou não ver sinais de que o mercado de trabalho esteja gerando pressões inflacionárias, citando expectativas bem ancoradas, moderação salarial e ausência de gargalos generalizados nas cadeias de suprimentos. Williams reforçou, porém, que o Fed permanece focado em restaurar a inflação à meta "de forma sustentada", preservando o equilíbrio com o objetivo de máximo emprego.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram