Geral

Parceria entre Semdes e CIEE amplia acesso de adolescentes ao Programa Jovem Aprendiz

Ação realizada na quarta-feira (19), na sede do CIEE, cadastrou 14 adolescentes do Serviço de Convivência para o programa de inserção no mercado de trabalho

20/11/2025
Parceria entre Semdes e CIEE amplia acesso de adolescentes ao Programa Jovem Aprendiz
Ação beneficiou 14 jovens. - Foto: Ascom Semdes

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) beneficiou adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Selma Bandera, no bairro Benedito Bentes.

A iniciativa resultou no cadastro de 14 jovens para o Programa Jovem Aprendiz, proporcionando uma experiência de primeiro emprego com direitos garantidos e promovendo oportunidades de transformação social por meio do trabalho.

Laís Brito, assistente social do CIEE Maceió, destacou a importância da dinâmica realizada com os adolescentes para orientá-los sobre o mundo do trabalho. “Trabalhamos tudo relacionado ao universo profissional, já que este é o primeiro contato deles com esse ambiente. Orientamos sobre a importância da identidade, elaboração de um currículo básico para acessar a primeira oportunidade como Jovem Aprendiz, postura em entrevistas de emprego e, através dessas ações, buscamos fortalecer o protagonismo de cada um, respeitando suas características, para que consigam mudar sua realidade”, explicou.

Para Ketily Jayara, de 14 anos, a oportunidade representa um sonho em construção. “Estou muito contente e empolgada, porque há muito tempo penso em usar o dinheiro do meu primeiro emprego para realizar o sonho de comprar minha casa própria. Agora, vou poder juntar meu salário e conquistar esse objetivo”, contou.

Após o cadastro na plataforma do CIEE, os adolescentes serão encaminhados para vagas disponíveis no mercado de trabalho. Em seguida, serão convocados pelas empresas interessadas para participar de entrevistas de emprego. O coordenador do Serviço de Convivência, Thiago Lima, ressaltou o impacto positivo da ação: “Já tivemos vários casos de adolescentes que passaram pelo nosso serviço e se tornaram grandes profissionais e empreendedores, beneficiados pelo CIEE. Isso reforça a importância dessas oficinas e mostra que é possível mudar a realidade e conquistar uma chance no mercado”, afirmou.