Geral

Zakharova afirma que entrada da Ucrânia na União Europeia pode desestabilizar o bloco

Representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que adesão ucraniana representa risco econômico e social para a UE

Sputnik Brasil 20/11/2025
Zakharova afirma que entrada da Ucrânia na União Europeia pode desestabilizar o bloco
Foto: © Sputnik / Ministério das Relações Exteriores da Rússia

A possível entrada da Ucrânia na União Europeia (UE) pode provocar um impacto devastador no próprio bloco, segundo avaliou Maria Zakharova, porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

De acordo com a diplomata, a adesão ucraniana tem potencial para "acabar com o bloco por dentro".

Zakharova afirmou que essa preocupação já é compartilhada por diversos analistas e começa a ganhar espaço também entre integrantes da própria UE. Ela destacou que vários países do bloco enxergam a entrada da Ucrânia como "uma carga insuportável" para suas economias e sistemas sociais.

Além disso, a representante russa ressaltou que a Ucrânia não atende aos critérios necessários para ingressar na União Europeia.

Zakharova também criticou a burocracia europeia, acusando-a de avançar com o processo de adesão sem considerar os interesses dos Estados-membros, mesmo diante do cenário econômico frágil da UE.

"Não é o primeiro nem o último, infelizmente, ato da euroburocracia voltado para minar o próprio bem-estar. Na verdade, não o deles, mas o bem-estar de seus cidadãos", declarou em entrevista à Sputnik.

As declarações da diplomata russa reforçam avaliações recentes do Serviço de Inteligência Externa da Rússia, que apontou que os países da UE estariam à beira de uma crise socioeconômica em função do conflito na Ucrânia e do objetivo declarado de derrotar a Rússia. Segundo o órgão, líderes europeus relutam em admitir que centenas de bilhões de euros investidos no "projeto ucraniano" simplesmente desapareceram, colocando em risco suas carreiras políticas.