Geral
COP30: Caixa inicia captação de novo Fundo Garantidor de Crédito para Parcerias Público-Privadas (FGC3P)
Com essa opção de garantia, empresas que executam projetos sustentáveis em concessões e PPP terão acesso facilitado a financiamentos, com melhores taxas
A CAIXA disponibiliza ao mercado, a partir desta terça-feira (18), uma nova opção de garantia que vai facilitar a contratação de financiamento por empresas que têm projetos de concessão ou de parcerias público-privadas em andamento. O anúncio foi feito na COP30, em Belém.
O Fundo Garantidor de Crédito para Parcerias Público-Privadas (FGC3P) já está em fase de captação de recursos e vai fomentar a execução de obras de saneamento básico, infraestrutura sustentável e iluminação pública eficiente, entre outros.
CAIXA anuncia, na COP 30, captação de novo fundo garantidor de crédito para Parcerias Público-Privadas. Foto: Dinei Souza/CAIXA
O FGC3P é uma oportunidade para investidores “verdes” que buscam associar sua atuação a projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos compromissos assumidos pelo Brasil na COP30. Organismos multilaterais, doadores, empresas, governos e demais stakeholders podem apoiar iniciativas inovadoras voltadas para uma transição energética justa, para os compromissos climáticos globais e para o desenvolvimento sustentável do país.
Licitantes vencedores de leilões de projetos estruturados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP) também poderão contar com a garantia do FGC3P, alavancando a elaboração de projetos estratégicos de infraestrutura em todo o país.
Para a diretora de Fundos de Governo da CAIXA, Danielle Mendonça, o FGC3P é um fundo que posiciona o banco e os investidores na vanguarda da transição verde. “Esse é um produto inovador, que oferece garantia à instituição financeira que concede o crédito ao licitante vencedor de projetos de PPP. Já temos alguns investidores interessados, com tratativas em andamento. Na COP30, a CAIXA vai apresentar esse fundo ao mercado e mostrar todo o seu potencial para promoção de um país mais justo e sustentável. Apoiar o FGC3P é contribuir diretamente para o desenvolvimento do Brasil”, ressalta.
Danielle Mendonça, diretora de Fundos de Governo da CAIXA, explica que o FGC3P é um fundo que posiciona o banco e os investidores na vanguarda da transição verde. Foto: Dinei Souza/CAIXA
Como vai funcionar:
Empresas, governos, organismos multilaterais e demais investidores e doadores se tornam cotistas do FGC3P ao aportarem recursos no fundo. A partir daí, participam da formatação de linhas de garantias para financiamentos de políticas públicas implementadas por meio de parcerias público-privadas.
Instituições financeiras também podem participar dessas definições, pois, além de financiar os licitantes vencedores dos projetos de concessões e PPP, também podem se tornar cotistas ao aportar recursos no fundo. Essa flexibilidade na formatação de linhas de garantias permite aos investidores alinhar o capital financeiro aplicado aos seus objetivos estratégicos.
As garantias do FGC3P permitem que as empresas vencedoras de licitações de projetos de concessão ou PPP tenham taxas de juros mais acessíveis em financiamentos junto às instituições financeiras, facilitando o andamento das obras. A disponibilização do novo fundo fomenta uma maior participação das empresas em parcerias público-privadas, que terão melhores condições para integrar os certames, ampliando o potencial de novas PPP e multiplicando o número de projetos a serem executados.
Para saber mais sobre o FGC3P e outros fundos da CAIXA que oferecem soluções financeiras para políticas públicas, acesse:
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno