Geral

China afirma que não há demanda por frutos do mar do Japão após suspensão de importações

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês diz que mercado para produtos japoneses está inviabilizado por impasse regulatório e tensões políticas

Patricia Lara 19/11/2025
China afirma que não há demanda por frutos do mar do Japão após suspensão de importações
- Foto: Reprodução

São Paulo, 19/11/2025 – A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que, diante das atuais circunstâncias, mesmo que frutos do mar japoneses sejam exportados para a China, não haverá mercado para esses produtos. A declaração foi feita nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa regular, segundo a agência estatal Xinhua News.

Mao respondeu a questionamento sobre a suspensão das importações de frutos do mar japoneses, ressaltando que o Japão havia assumido o compromisso de cumprir suas responsabilidades regulatórias para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos exportados à China. Segundo ela, esse é um pré-requisito essencial para a entrada dos produtos japoneses no mercado chinês.

"No entanto, o Japão ainda não forneceu os materiais técnicos prometidos", destacou a porta-voz, conforme noticiado pela Xinhua.

Além das questões técnicas, Mao Ning comentou que recentes declarações "retrógradas e errôneas" da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre temas sensíveis como Taiwan, provocaram forte reação negativa do público chinês.

A decisão da China aprofunda as tensões diplomáticas entre os dois países desde que a nova premiê japonesa classificou um eventual ataque chinês a Taiwan como uma "situação de crise existencial" para o Japão, o que poderia justificar o uso de força. Na sequência, Pequim emitiu recomendações para que cidadãos chineses evitem viagens ao Japão, impactando negativamente as ações de empresas de varejo e turismo na Bolsa de Tóquio.

Contato: [email protected]