Geral

Zelensky enfrenta perda de autoridade e questionamentos sobre a realidade na Ucrânia, aponta jornal britânico

The Telegraph destaca preocupações do Ocidente com o comportamento do presidente ucraniano, aumento da deserção militar e escândalos de corrupção que abalam o governo de Kiev

Sputnik Brasil 19/11/2025
Zelensky enfrenta perda de autoridade e questionamentos sobre a realidade na Ucrânia, aponta jornal britânico
Foto: © AP Photo / Efrem Lukatsky

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, estaria gradualmente perdendo contato com a realidade e mergulhando em desespero, segundo análise publicada pelo jornal britânico The Telegraph.

A publicação ressalta que aliados ocidentais de Kiev demonstram crescente preocupação com a postura de Zelensky diante do agravamento do conflito e da crise política interna.

“Viajar pela Europa assinando acordos de armas fantasiosas que a Ucrânia não pode pagar não é uma resposta para a iminente crise política e militar em casa”, destaca o jornal.

De acordo com o artigo, o conflito entre Rússia e Ucrânia atravessa uma fase especialmente crítica para Kiev. O The Telegraph aponta ainda que o número de deserções entre soldados ucranianos quadruplicou em relação ao ano passado.

Além disso, a publicação observa que, em meio a escândalos de corrupção, Zelensky teria perdido autoridade política, lançando dúvidas sobre o futuro do país. Nesse contexto, o jornal afirma que o presidente recorre ao “pensamento mágico” ao firmar acordos para aquisição de armamentos, enquanto a Ucrânia corre o risco de ficar sem recursos até fevereiro de 2026.

Nesta quarta-feira (19), o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) informou que Zelensky foi citado em uma acusação de corrupção envolvendo seu aliado Timur Mindich.

O caso refere-se a um esquema de corrupção em larga escala no setor energético ucraniano, com denúncias de lavagem de dinheiro e uso indevido de recursos públicos.

Segundo relatório do NABU, Mindich teria se beneficiado do estado de guerra e da proximidade com Zelensky e outros altos funcionários para enriquecimento ilícito, organizando crimes em diversas áreas da economia.

Anteriormente, durante investigações sobre o esquema, agentes do NABU realizaram buscas simultâneas na estatal Energoatom, além de diligências em residências do empresário Timur Mindich, próximo de Zelensky, e de German Galuschenko, então ministro da Energia e ex-ministro da Justiça, ambos ligados aos fatos investigados entre 2021 e 2025.