Geral
Itália e Brasil fecham acordo sobre desenvolvimento sustentável
Pacto foi assinado durante uma cúpula na COP30, em Belém
Os ministros do Meio Ambiente da Itália, Gilberto Pichetto Fratin, e do Brasil, Marina Silva, assinaram nesta terça-feira (18) um acordo bilateral de cooperação para o desenvolvimento sustentável durante a COP30, em Belém, no Pará.
O memorando de entendimento firmado entre os dois ministros, segundo as informações divulgadas, prevê ações em uma ampla gama de temas, como recursos hídricos, ecossistemas aquíferos, cidades sustentáveis e inclusivas, combate às mudanças climáticas e uso sustentável dos oceanos.
As iniciativas dos dois países serão conduzidas por meio de um modelo que estabelece, de forma conjunta, as áreas de atuação e os projetos prioritários, levando em consideração as necessidades de cada nação, bem como as oportunidades de ampliar a contribuição italiana.
O acordo entre europeus e sul-americanos fortalece o marco político e técnico para a cooperação, apoiado pelo Plano de Ação da Parceria Estratégica Itália-Brasil para o período de 2025 a 2030.
"Estar hoje em Belém, no coração da Amazônia, não é um simples ato de presença: é um lembrete do profundo senso de nossa responsabilidade coletiva. Com o Brasil, escolhemos seguir em frente juntos, para dar substância a uma parceria estratégica baseada em objetivos comuns e resultados mensuráveis", afirmou Pichetto.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno