Geral

Andrea Illy aborda cafeicultura regenerativa na COP30

Presidente da illycaffè discursou no Pavilhão AgroBrasil

Redação ANSA 18/11/2025
Andrea Illy aborda cafeicultura regenerativa na COP30
- Foto: ANSA

O presidente da illycaffè, Andrea Illy, ressaltou a importância da cafeicultura regenerativa durante debate no Pavilhão AgroBrasil, na COP30, em Belém, na segunda-feira (17).

"Produzir café de forma sustentável é possível e eficaz, [pois] podemos aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade do café e ainda contribuir para a saúde do planeta", afirmou Illy, um dos principais destaques do dia no pavilhão.

Entre os benefícios apontados, o empresário italiano destacou que "a agricultura regenerativa é tão produtiva quanto a agricultura convencional", sendo realizada com "custos menores e menor consumo de água, além de contribuir para o sequestro de carbono".

"A agricultura regenerativa eleva a qualidade do café e a resiliência das fazendas. Permite a integração de áreas de reserva natural às plantações, potencializando serviços ecossistêmicos essenciais", destacou o presidente da illycaffè.

Ele reforçou ainda a importância de uma parceria estratégica entre Brasil e Itália, de forma a impulsionar projetos de inovação, trocas de tecnologias e financiamentos importantes para a adaptação climática e o desenvolvimento sustentável no setor cafeeiro.

"Líderes do G7, sob a presidência italiana, já lançaram uma iniciativa de parceria público-privada para promover ações de impacto na agricultura, voltadas à melhora das condições de vida dos agricultores e à preservação ambiental. O Brasil, como grande produtor e potencial parceiro, tem tudo para fazer parte dessa rede global de inovação e sustentabilidade no café", ressaltou Illy.