Geral
Profissionais de saúde de Penedo iniciam novo módulo de capacitação do Projeto Nós na Rede
Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Penedo que atuam nos postos e no CAPS começaram nesta segunda-feira, 17, um novo módulo do curso de capacitação do projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Iniciada em agosto, a formação objetiva qualificar a atuação dos trabalhadores da saúde mental por meio da educação permanente, fortalecendo práticas que reduzam danos, respeitem os direitos das pessoas atendidas e estimulem a articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a atenção primária.
O novo módulo aprofunda discussões sobre troca de experiências e desestruturação institucional dos manicômios judiciários, temas fundamentais para compreender os desafios enfrentados pelos serviços de saúde mental.

Durante o encontro, a assistente social e gestora da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias, conduziu um diálogo dinâmico com os profissionais, compartilhando vivências, reflexões e estratégias voltadas ao enfrentamento de fragilidades institucionais e à construção de práticas mais sensíveis às vulnerabilidades sociais.
“Esse módulo é bastante estratégico porque ele fala bastante dos processos de desestruturação dos manicômios judiciários. Esse curso tem dois objetivos principais: como profissionais fazermos parte disso e nos mobilizarmos para criar esse diálogo com os gestores porque cada lugar tem uma realidade diferente”, explica Roseane.
A troca promovida por Roseane possibilitou que os participantes analisassem criticamente seus contextos de trabalho, identificando entraves e potencialidades dentro da rede municipal.
O debate também reforçou a importância do combate aos estigmas que ainda cercam o cuidado em saúde mental, incentivando abordagens integradas e humanizadas, alinhadas aos princípios da RAPS.
Com o avanço da capacitação, a Prefeitura de Penedo dá mais um passo na qualificação de seus serviços, fortalecendo a rede de cuidado e ampliando a capacidade de resposta dos profissionais diante das diversas demandas de saúde mental da população.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha