Geral

Conselho de Segurança da ONU aprova força internacional para estabilização em Gaza

Resolução dos EUA prevê atuação conjunta com Israel e Egito, proteção a civis, desarmamento do Hamas e transição política na Faixa de Gaza

Sputinik Brasil 17/11/2025
Conselho de Segurança da ONU aprova força internacional para estabilização em Gaza
Foto: © AP Photo / Ariel Schalit

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta segunda-feira (17), uma resolução apresentada pelos Estados Unidos que autoriza a criação de uma força internacional de estabilização na Faixa de Gaza.

A medida foi aprovada por 13 dos 15 membros do conselho, com abstenções da Rússia e da China.

A resolução prevê o estabelecimento de uma força internacional que atuará em parceria com Israel e Egito, sob um mandato inicial de dois anos. O objetivo é garantir a segurança das fronteiras de Gaza, proteger civis, fornecer ajuda humanitária, treinar uma força policial palestina reconstituída e supervisionar o desarmamento do Hamas e de outros grupos armados.

De acordo com o texto, as tropas israelenses se retirarão assim que a força internacional de estabilização assumir o controle total da região. Um 'Conselho de Paz' de transição, presidido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, será responsável por coordenar a segurança, os esforços humanitários e a reconstrução, conduzindo Gaza em direção a uma Autoridade Palestina reformada.

No final de setembro, Trump apresentou um plano com 20 pontos para encerrar o conflito em Gaza, estipulando que o Hamas e outros grupos devem se desvincular da administração da região.

Desde 13 de outubro, um acordo assinado por Trump, pelo presidente egípcio Abdel Fattah Sisi, pelo emir do Catar Tamim bin Hamad Al Thani e pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan estabeleceu um cessar-fogo entre Israel e Palestina, embora relatos de violações ainda sejam registrados.