Geral
Conselho de Segurança da ONU aprova envio de força internacional para Gaza
Resolução prevê cooperação com Israel, Egito e polícia palestina para estabilização e desarmamento do Hamas, com retirada das tropas israelenses em até dois anos
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) aprovou, nesta segunda-feira (13), o envio de uma força internacional de estabilização para a Faixa de Gaza. A resolução, considerada uma das mais relevantes do plano de paz liderado pelos Estados Unidos para o enclave palestino, recebeu 13 votos favoráveis, nenhuma objeção e duas abstenções.
De acordo com o texto aprovado, a força internacional atuará em cooperação com Israel, Egito e a polícia palestina, visando garantir a segurança nas fronteiras de Gaza e supervisionar o processo de desarmamento do grupo Hamas. As operações estão previstas para ocorrer ao longo de dois anos.
A resolução determina ainda que, assim que a força-tarefa especial assumir o controle da região, as tropas israelenses deverão se retirar de Gaza. Paralelamente, será instalado um conselho de paz, sob a presidência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, responsável por coordenar a distribuição de ajuda humanitária e os esforços de reconstrução no território.
No final de setembro, Trump apresentou um plano de 20 pontos para encerrar o conflito em Gaza. Em resposta à iniciativa, um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor em 10 de outubro.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"