Geral
Inep divulga resultado preliminar da análise de diplomas do Revalida 2025/2
Candidatos podem consultar resultado na Página do Participante; recursos podem ser apresentados até sexta-feira (21)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (17), o resultado preliminar da análise dos diplomas de formação médica enviados pelos candidatos que participaram da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2).
O resultado está disponível na Página do Participante no Sistema Revalida do Inep. Para acessar, é necessário fazer login com a conta da plataforma Gov.Br.
O candidato que não enviou documentação comprobatória (diploma, certificado ou declaração) de conclusão de curso entre os dias 20 e 24 de outubro está automaticamente reprovado e não poderá participar da próxima fase, a prova de habilidades clínicas.
De acordo com o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/2, os candidatos que se considerarem prejudicados podem apresentar recurso a partir desta segunda-feira (17) até sexta-feira (21).
O resultado final será divulgado em 5 de dezembro. Caso o documento enviado seja reprovado, o participante não poderá se inscrever na segunda etapa do Revalida 2025/2, mesmo que tenha alcançado a nota mínima exigida nas provas.
O Revalida 2025/2 foi aplicado no dia 19 de outubro, em todo o país.
O exame tem o objetivo de avaliar se os candidatos formados em medicina no exterior possuem as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício da profissão no Brasil.
O Revalida é realizado em duas edições anuais e é destinado tanto a estrangeiros quanto a brasileiros formados em medicina fora do país que desejam atuar profissionalmente em território nacional.
O exame é composto por duas etapas: teórica e de habilidades clínicas, abrangendo, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina:
• Clínica médica;
• Cirurgia;
• Ginecologia e obstetrícia;
• Pediatria;
• Medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Vale ressaltar que o Revalida não classifica instituições de educação superior estrangeiras.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"