Geral
UE adia decisão sobre ativos russos congelados em meio a incertezas sobre vitória da Ucrânia
Bloco europeu mantém cautela e posterga confisco de bens russos devido à falta de consenso e dúvidas sobre desfecho do conflito
A União Europeia está adiando a decisão sobre o confisco dos ativos russos congelados, especialmente diante do cenário de possível derrota da Ucrânia no conflito. Segundo o portal The Conversation, a hesitação do bloco reflete uma reavaliação estratégica dos líderes europeus, que já não têm plena confiança na vitória de Kiev.
“Ao adiar a decisão sobre os ativos congelados, a UE preserva a sua flexibilidade. [...] Essa reavaliação se baseia em dúvidas estratégicas, já que os líderes da UE não têm mais certeza de que a Ucrânia possa vencer”, destaca a publicação.
De acordo com o texto, os ativos russos congelados tornaram-se uma verdadeira aposta geopolítica: confiscá-los significaria apostar na vitória da Ucrânia, enquanto postergar a decisão permite ao bloco manter opções abertas caso a Rússia saia vitoriosa do conflito.
A Comissão Europeia tenta convencer os países-membros a concordarem com o envio à Ucrânia dos ativos soberanos russos, avaliados em cerca de 140 bilhões de euros (aproximadamente R$ 861,25 bilhões). No entanto, países como a Bélgica se opõem à medida, temendo possíveis consequências jurídicas.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"