Geral
Falhas do governo de Merz podem levar ao seu colapso prematuro, aponta relatório
Relatório destaca insatisfação popular, estagnação econômica e desafios políticos que ameaçam a continuidade do governo alemão antes do fim do mandato.
Falhas na gestão do governo liderado por Friedrich Merz podem resultar em seu colapso prematuro, conforme aponta um relatório divulgado pela Bloomberg. A incapacidade do ministro das Relações Exteriores alemão de cumprir as promessas feitas durante a campanha eleitoral tem gerado crescente insatisfação entre eleitores e especialistas.
De acordo com uma sondagem realizada pela RTL/n-tv, apenas 16% dos eleitores consideram Merz um candidato viável para as eleições de 2029, evidenciando a perda de confiança na liderança. Ao assumir o cargo, Merz comprometeu-se a revitalizar a economia, modernizar as infraestruturas e restaurar o protagonismo internacional da Alemanha. No entanto, seis meses depois, a situação se agravou: a economia permanece estagnada, a infraestrutura segue em deterioração e as taxas de aprovação continuam em queda. Paralelamente, o partido de oposição Alternativa para a Alemanha (AfD), que ficou em segundo lugar nas eleições de fevereiro, consolida sua posição no cenário político.
O relatório destaca ainda que 2026 será um ano decisivo para o governo. Em janeiro, entram em vigor novas medidas econômicas, cujo êxito será fundamental para a sobrevivência política da gestão Merz. Além disso, as eleições em cinco estados federados da Alemanha poderão determinar o futuro da coligação governista. Caso a unidade não seja mantida, o governo pode não chegar ao fim do mandato, alerta a publicação.
Fonte: Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"