Geral

Renan Filho destaca otimismo internacional com o Brasil em comparação à percepção interna

Ministro dos Transportes ressalta recordes na Bolsa e interesse estrangeiro em concessões de infraestrutura durante entrevista à Band

16/11/2025
Renan Filho destaca otimismo internacional com o Brasil em comparação à percepção interna
Ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou neste domingo (16) que a percepção internacional sobre o Brasil é mais positiva do que a visão predominante no País. A declaração foi feita durante participação no programa Canal Livre, da Band, em que o ministro destacou o desempenho da Bolsa de Valores e o interesse estrangeiro em projetos nacionais.

"Deixa eu lhe dizer que a percepção internacional não é a que temos aqui internamente. O capital internacional chegou a 58% do volume de recursos da Bolsa. A bolsa está batendo recorde com capital internacional porque é mais animado com a gente do que o próprio mercado de capital local", avaliou Renan Filho.

O ministro ressaltou ainda que, em diversas regiões do mundo, não há carteiras de investimentos em concessões tão robustas quanto as brasileiras, citando especialmente empresas de origem europeia que buscam oportunidades no País.

"O Brasil tem hoje o maior pipeline, que é a carteira de projeto de concessão rodoviária do mundo", enfatizou. "Desde 2007 que a gente não selecionava uma empresa estrangeira para fazer investimento no Brasil. Agora a Vansi, que é uma das maiores operadoras de infraestrutura internacional, voltou a participar dos nossos leilões", exemplificou.

Renan Filho também destacou que o Brasil está entre os países que mais atraem investimentos internacionais no mundo. Segundo ele, a expectativa de redução dos juros nos Estados Unidos torna os papéis e investimentos nacionais ainda mais atrativos globalmente.

O ministro comentou ainda sobre restrições em outros países à saída de recursos, citando a Argentina como exemplo: "Se o capital for investido lá, não pode sair a hora que quer", afirmou, ao abordar um dos temas que geraram polêmica nos últimos meses.

Por fim, Renan Filho informou que o Brasil deve chegar, ainda este ano, à marca de R$ 35 bilhões em emissões de debêntures, destacando a importância da legislação para o desenvolvimento das debêntures de infraestrutura.