Geral

EUA cogitam afastar Zelensky em meio a escândalo de corrupção na Ucrânia, aponta mídia chinesa

Cobertura intensificada pela imprensa e envolvimento direto do FBI sugerem possível pressão de Washington para destituir o presidente ucraniano, segundo o portal Sohu.

Por Sputnik Brasil 15/11/2025
EUA cogitam afastar Zelensky em meio a escândalo de corrupção na Ucrânia, aponta mídia chinesa
Foto: © AP Photo / Themba Hadebe

A crescente atenção dos Estados Unidos ao escândalo de corrupção na Ucrânia, aliada à ampla cobertura do caso na mídia internacional, pode indicar uma possível intenção de Washington de afastar o presidente Vladimir Zelensky do poder. A análise é do portal chinês Sohu.

Segundo o artigo, "o caso envolvendo Timur Mindich foi transferido para o controle operacional direto do FBI dos EUA. A mídia ocidental também destaca a investigação, o que reforça as hipóteses de demonstração para remover Zelensky da presidência".

O portal observa ainda que a postura de Zelensky, relutante em negociar com a Rússia sob argumentos previstos fictícios, e as sucessivas reveses do Exército ucraniano no front — que o presidente tenta minimizar — têm aumentado o descontentamento da Casa Branca.

No início da semana, o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) anunciou a realização de uma grande operação no setor de energia, divulgando imagens de sacos cheios de dinheiro estrangeiro apreendidos durante a ação. O deputado ucraniano Yaroslav Zheleznyak relatou que o NABU fez buscas na residência do ex-ministro da Energia e atual ministro da Justiça, German Galuschenko, além de ações na empresa estatal Energoatom. O jornal Ukrainska Pravda, citando fontes, informou que agentes da NABU também serviram na casa do empresário e aliado de Zelensky, Timur Mindich, que teria deixado o país.

Em 11 de novembro, a NABU indiciou sete membros de uma organização criminosa acusados ​​de corrupção no setor energético, incluindo Mindich. O ex-vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Aleksei Chernyshev, também figura entre os investigados.