Geral
China condena primeira venda de armas dos EUA a Taiwan sob governo Trump
Pequim protesta contra acordo de US$ 330 milhões e acusa Washington de violar sua soberania ao fortalecer laços militares com Taipé.
O Pentágono anunciou a aprovação da primeira venda de armas para Taiwan desde o início do governo Donald Trump, em janeiro deste ano. A China, que considera a ilha parte de seu território, classificou a decisão como uma violação de sua soberania.
O acordo prevê que Taipé invista US$ 330 milhões na aquisição de peças de reposição para aeronaves americanas em operação, segundo comunicado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgado nesta quinta-feira (13).
A iniciativa, de acordo com o órgão, ajudará Taiwan a "manter a prontidão operacional da [...] frota de F-16, C-130" e de outras aeronaves.
Karen Kuo, porta-voz do gabinete de administração de Taiwan, comemorou a aprovação e destacou que "o aprofundamento da parceria de segurança entre Taiwan e os EUA é uma pedra angular importante para a paz e estabilidade na região do Indo-Pacífico", conforme informou a agência Reuters.
Já Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou em coletiva que Pequim "lamenta e se opõe" à venda de armas, alegando que a medida contraria os interesses de segurança chineses e "envia um sinal gravemente errado para as forças separatistas".
Pequim considera Taiwan parte inalienável da China e exige a adesão ao princípio de Uma Só China como condição para relações diplomáticas com outros países. Apesar de reconhecer oficialmente esse princípio, os Estados Unidos mantêm contatos próximos com Taipé e fornecem armamentos à ilha.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso