Geral

ONU critica Brasil por falhas em segurança na COP30

Presidente da cúpula garantiu que questões foram resolvidas

Redação ANSA 14/11/2025
ONU critica Brasil por falhas em segurança na COP30
Militar diante de pavilhão que sedia a COP30, em Belém - Foto: © ANSA/EPA

ONU enviou uma carta às autoridades da COP30 com fortes questionamentos sobre a segurança e a infraestrutura do evento, que mobiliza cerca de 50 mil pessoas e hoje (14) entra em seu quinto dia em Belém, no Pará.

"As autoridades brasileiras falharam em gerir ou em cumprir o plano de segurança acordado", diz o texto assinado pelo secretário-executivo da Convenção do Clima da ONU (UNFCCC), Simon Stiell.

"Isso representa uma violação séria do arcabouço de segurança estabelecido e levanta preocupação significativa sobre o cumprimento das obrigações de segurança do país anfitrião", continua a carta.

A reclamação foi dirigida ao presidente da COP, o embaixador André Corrêa do Lago, e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O texto faz referência aos incidentes ocorridos na terça-feira (11), quando houve confrontos entre manifestantes que participavam da Marcha Global Saúde e Clima e equipes de segurança nas proximidades do setor de credenciamento da conferência. Ao menos um segurança ficou ferido nos enfrentamentos.

O secretário-executivo da UNFCCC também apresentou reclamações sobre as más condições dos banheiros e sobre goteiras em alguns pavilhões da Zona Azul, onde acontecem as atividades oficiais, "causando não apenas transtornos, mas também potenciais riscos".

Em coletiva de imprensa, Corrêa do Lago afirmou que as questões de segurança "foram completamente resolvidas". "Isso já não é mais uma questão. Todos os itens relacionados a isso foram contemplados", assegurou.