Geral

Construção da ponte na comunidade Ponta Mofina evolui em mais uma etapa

Fernando Vinícius 14/11/2025
Construção da ponte na comunidade Ponta Mofina evolui em mais uma etapa
- Foto: Deywesson Duarte / Imagens de drone: Ricardo Alves

A obra da nova ponte entre a cidade de Penedo e a região da Ponta Mofina está evoluindo a passos largos. No final da tarde desta quinta-feira, 13, a empresa responsável pelo serviço fez mais uma etapa de concretagem.

O trabalho acompanhado de perto por pessoal da Prefeitura de Penedo, representada por servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), também é fiscalizada por funcionários da FP Construtora.

O engenheiro civil Ricardo Barros explica o processo realizado com o sol já se pondo no horizonte, cenário emoldurado pelo Rio São Francisco.

“Nós estamos executando a concretagem da laje do tabuleiro, uma das etapas finais da obra e fizemos a opção de executar esse serviço no final da tarde porque é um horário que tem temperaturas mais amenas”, informa o representante da construtora.

A necessidade de evitar temperaturas mais altas é relacionada ao impacto do ambiente, especialmente durante a aplicação da massa de concreto.

“O material está fazendo o que chamamos de sua ‘pega inicial’, e com a temperatura mais baixa se evita a evaporação da água no concreto, reduzindo assim a possibilidade de fissuras superficiais”, explica Ricardo Barroso.

Encerrada essa fase de concretagem da laje do tabuleiro da ponte, a empresa irá trabalhar nas ferragem e nas ‘cortinas’ (elementos estruturais que servem para fazer o escoramento e o confinamento da parte superior do aterro das cabeceiras da ponte) nas duas extremidades.

Posteriormente, o trabalho avançará para a construção da barreira rígida, que garante a segurança para não haver tombamento ou queda dos transeuntes ou veículos durante a passagem sobre a ponte.

A nova estrutura é maior do que a ponte destruída pela enchente registrada em 2022, ano em que se registrou o maior índice de chuvas nos invernos de Penedo, conforme análise pluviométrica histórica.

Com recursos da União e contrapartida do governo municipal, a nova ponte terá cerca de 50 metros de extensão. A anterior, destruída pelo desastre natural (foto acima) tinha 12 metros entre as duas margens da estrada que liga os povoados Ponta Mofina, Sítio Nazário, Embrapa, Ilha das Canas e do Projeto Marituba para a área urbana de Penedo.