Geral

Univasf abre investigação após 142 estudantes passarem mal com suspeita de intoxicação alimentar na Bahia

Alunos do campus de Juazeiro relataram sintomas gastrointestinais após o almoço; restaurante universitário terceirizado foi notificado a apresentar laudo preliminar

Redação 14/11/2025
Univasf abre investigação após 142 estudantes passarem mal com suspeita de intoxicação alimentar na Bahia
Univasf abre investigação após 142 estudantes passarem mal com suspeita de intoxicação alimentar na Bahia - Foto: Reprodução

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu uma investigação interna para apurar um grave caso de possível intoxicação alimentar que afetou 142 estudantes do campus de Juazeiro, no norte da Bahia. Os alunos relataram forte mal-estar e sintomas gastrointestinais após a refeição servida no restaurante universitário na última terça-feira (11).

A Coordenação Geral dos Restaurantes Universitários foi informada sobre os relatos de estudantes e professores e iniciou a análise das refeições imediatamente, com o apoio da equipe técnica de nutrição. Em grupos de comunicação, os próprios alunos se organizaram e compilaram uma lista com nomes e sintomas, documento que foi entregue à coordenação da universidade.

Em nota, a Univasf informou que o caso está sendo tratado como prioridade máxima devido ao impacto na saúde da comunidade acadêmica. O restaurante universitário, que é operado por uma empresa terceirizada, foi notificado e intimado a apresentar um laudo preliminar contendo a análise das amostras das refeições e um relatório detalhando todas as providências que foram adotadas.

A Univasf ressaltou que a responsabilidade pela segurança alimentar é integralmente da empresa contratada e garantiu que todas as medidas previstas em contrato serão aplicadas. Além disso, a ocorrência foi encaminhada à Vigilância Sanitária de Juazeiro, que deverá realizar inspeção no local e emitir um parecer oficial sobre o episódio.