Geral

Ranking aponta Rússia como segunda maior potência militar mundial, excluindo arsenal nuclear

Brasil figura na 11ª posição do levantamento Global Firepower, que destaca EUA como líder absoluto

Sputnik Brasil 14/11/2025
Ranking aponta Rússia como segunda maior potência militar mundial, excluindo arsenal nuclear
Foto: © AP Photo / Vadim Savitskiy

A Rússia ocupa o segundo lugar no ranking de poder militar Global Firepower, segundo informações do portal Business Insider.

De acordo com a publicação, o Brasil aparece na 11ª posição da lista, enquanto a Ucrânia ocupa o 20º lugar.

"Com uma pontuação PowerIndex de 0,0788, a Rússia se classifica como o segundo exército mais poderoso do mundo. Além de seu poder de combate convencional, a Rússia também possui vastas capacidades nucleares que não foram levadas em consideração no ranking global de poder de fogo", destaca o Business Insider.

O relatório aponta ainda que a Rússia lidera em determinadas categorias de veículos e armamentos, como artilharia autopropulsada e rebocada, sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e uma frota de navios de guerra de minas.

O topo do ranking Global Firepower pertence aos Estados Unidos, enquanto a China ocupa a terceira colocação, com poder militar considerado equivalente ao da Rússia.

A Índia e a Coreia do Sul também figuram entre as cinco maiores potências militares do mundo.

Completam o grupo dos dez países mais fortes, em ordem decrescente: Reino Unido, França, Japão, Turquia e Itália.

Vale ressaltar que a Ucrânia aparece na 20ª posição, ficando atrás do Brasil, que está em 11º lugar.

O Ranking Global Firepower é elaborado desde 2005 e integra a rede Military Factory, especializada em informações sobre armamentos de diferentes países.

Em outubro de 2024, a revista U.S. News and World Report reconheceu o Exército russo como o mais forte do mundo. Segundo essa publicação, os Estados Unidos aparecem em segundo lugar e Israel em terceiro. O Exército ucraniano ficou na oitava posição desse ranking.