Geral
Desemprego de longa duração cai 17,8% em um ano, aponta IBGE
Número de brasileiros em busca de emprego há dois anos ou mais registra queda significativa no terceiro trimestre de 2025, segundo dados da Pnad Contínua
O Brasil registrou 1,179 milhão de pessoas em situação de desemprego de longa duração — ou seja, buscando trabalho há pelo menos dois anos — no terceiro trimestre de 2025, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando todos os que procuram emprego há pelo menos um ano, o contingente sobe para 1,845 milhão de pessoas.
Apesar do número ainda elevado, o total de brasileiros tentando uma oportunidade de trabalho há dois anos ou mais caiu 17,8% em relação ao terceiro trimestre de 2024.
Entre aqueles que buscam emprego há pelo menos um ano, mas menos de dois, são 666 mil pessoas — uma redução de 11,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No grupo dos que procuram trabalho há mais de um mês, mas menos de um ano, o número chegou a 3,073 milhões, uma queda de 8,5% em relação a 2024. Já os que tentam uma vaga há menos de um mês somaram 1,127 milhão, representando um recuo de 14,2% nessa categoria.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec