Geral

Tarifaço: Mauro Vieira diz que Brasil e EUA devem chegar a acordo provisório nos próximos dias

Ministro das Relações Exteriores afirma que negociações avançam e solução temporária pode ser firmada em breve, sinalizando disposição de ambos os países para resolver impasse comercial

14/11/2025
Tarifaço: Mauro Vieira diz que Brasil e EUA devem chegar a acordo provisório nos próximos dias
Foto: © Foto / Freddie Everett / US. Department of State via Ministério das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que Brasil e Estados Unidos devem chegar a um acordo provisório sobre o tarifaço nos próximos dias. Segundo o chanceler, há disposição das duas partes para encontrar uma solução para o impasse comercial.

Vieira esteve em Washington, capital norte-americana, para uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O encontro desta quinta-feira soma-se a outros dois realizados durante o G7, no Canadá, na última quarta-feira (12).

Em conversa com a imprensa, o chanceler brasileiro relatou que houve uma reunião virtual com autoridades da Casa Branca em 4 de novembro, na qual o Brasil apresentou uma resposta detalhada aos questionamentos feitos pelo governo norte-americano em 16 de outubro.

"Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam", disse Vieira. Rubio, por sua vez, destacou que a resposta deve ser dada "muito rapidamente".

O acordo provisório, segundo Vieira, deve vigorar por até dois anos, período em que se espera a negociação de um tratado definitivo e mais amplo entre os países.

"É uma demonstração do interesse do governo americano em solucionar as questões pendentes e de se aproximar do Brasil."

Durante a conversa com o secretário de Estado, o ministro relatou ainda que Rubio afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Malásia.

Por Sputnik Brasil