Geral

‘Belém será outra após a COP30’, afirma Lula durante visita às obras na capital paraense

Presidente inspeciona intervenções no Porto de Outeiro e no Aeroporto Internacional de Belém, destacando transformação da cidade para sediar a conferência climática.

01/11/2025
‘Belém será outra após a COP30’, afirma Lula durante visita às obras na capital paraense
Foto: © Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste sábado (1º) as obras de ampliação do Porto de Outeiro e do Aeroporto Internacional de Belém (PA), que integram o conjunto de melhorias para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula destacou o impacto das intervenções e afirmou: "Belém será outra cidade depois da COP".

"As pessoas não queriam que a gente trouxesse essa COP para o Norte do país, para o Pará, porque não tinha estrutura. Está aqui a estrutura. Ou seja, isso é a demonstração de que, quando existe disposição política de fazer as coisas acontecerem e a gente tem capacidade de construir uma aliança entre os entes federados e os interesses do povo brasileiro, a gente consegue fazer", declarou o presidente.

As obras do Porto de Outeiro, com orçamento estimado em R$ 233 milhões, preveem a ampliação do píer de 261 metros para 716 metros, além de dobrar a capacidade de movimentação para 80 mil toneladas. O projeto é executado pela Companhia Docas do Pará em parceria com a Itaipu Binacional.

No Aeroporto Internacional de Belém, o investimento chega a R$ 450 milhões, sob responsabilidade da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). O novo terminal, já entregue, dobrou a capacidade de atendimento de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros por ano.

Lula está acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), e dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Rui Costa (Casa Civil) e Celso Sabino (Turismo).

A agenda presidencial no Pará inclui ainda, no domingo (2), visitas a comunidades indígenas e quilombolas em Santarém.

Por Sputnik Brasil