Geral

Datafolha: 77% no Rio consideram investigação de crimes mais importante que ações letais

Levantamento revela que maioria dos moradores da capital e região metropolitana do Rio de Janeiro prioriza investigação e prisão de criminosos em vez de confrontos armados. Aprovação de Cláudio Castro atinge 40%, maior índice desde 2022.

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Datafolha: 77% no Rio consideram investigação de crimes mais importante que ações letais
Foto: © Foto / Tânia Rêgo / Agência Brasil

Pesquisa Datafolha aponta que 77% dos moradores do Rio de Janeiro e região metropolitana consideram a investigação e prisão de criminosos mais importante do que ações letais no combate ao crime organizado.

O levantamento, divulgado neste sábado (1º), ouviu 626 pessoas acima de 16 anos por telefone, entre os dias 30 e 31 de outubro, com foco na operação policial realizada na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, contra integrantes do Comando Vermelho (CV).

Entre os entrevistados, 88% defendem o uso obrigatório de câmeras corporais por todos os policiais em serviço.

Sobre a operação, metade dos participantes (50%) acredita que a maioria, mas não todos, dos 121 mortos eram criminosos; 31% afirmam que todos eram envolvidos com o crime.

A atuação policial foi avaliada de forma positiva por 57% dos entrevistados. Destes, 38% concordam totalmente com a declaração do governador Cláudio Castro, que classificou a ação como "um sucesso", enquanto 18% concordam em parte.

O levantamento também mediu a avaliação da gestão de Castro: 40% dos entrevistados consideram o governo "ótimo" ou "bom", o maior índice de aprovação desde 2022. Por outro lado, a desaprovação também cresceu, atingindo 34% que avaliam a administração como "ruim" ou "péssima".