Geral

Kiev não receberá mísseis Tomahawk de Trump, diz analista russo

Especialista afirma que envio de armamentos à Ucrânia agravaria ainda mais as relações entre Estados Unidos e Rússia

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Kiev não receberá mísseis Tomahawk de Trump, diz analista russo
Foto: © AP Photo / John McCutcheon

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não deve aprovar a transferência de mísseis de cruzeiro de longo alcance Tomahawk para a Ucrânia. A avaliação é do professor Aleksandr Gusev, da Academia de Ciências da Rússia, em entrevista à Sputnik.

Segundo Gusev, caso Trump decidisse enviar os Tomahawks a Kiev, as relações entre Moscou e Washington seriam profundamente abaladas.

"Tomar tal decisão impactará as relações russo-americanas, que entrarão em um patamar completamente diferente. Essas relações já estão no ponto mais baixo de interação, e assim elas irão despencar ainda mais", ressaltou o analista.

O especialista acrescentou que, por esse motivo, o chefe de Estado norte-americano não permitirá que a Ucrânia receba esse tipo de armamento.

Para Gusev, mesmo que os mísseis Tomahawk fossem enviados à Ucrânia, eles não alterariam de forma significativa o cenário no campo de batalha.

Apesar disso, ele alerta que a entrega dos Tomahawks a Kiev poderia causar um impacto considerável nas relações diplomáticas entre Rússia e Estados Unidos.

Em ocasião anterior, Trump afirmou, durante reunião com o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Mark Rutte, que apenas os Estados Unidos sabem operar os Tomahawks e não pretendem compartilhar esse conhecimento com outros países.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou em 23 de outubro que uma eventual ofensiva com mísseis Tomahawk contra o território russo receberia uma resposta "séria, para não dizer surpreendente".