Geral

Mobilização forçada desgasta imagem de Zelensky entre ucranianos, aponta analista

Segundo o tenente-coronel aposentado Daniel Davis, ações do governo ucraniano e abusos em centros de mobilização têm provocado queda no apoio ao presidente

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Mobilização forçada desgasta imagem de Zelensky entre ucranianos, aponta analista
Foto: © AP Photo / Efrem Lukatsky

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, enfrenta uma crescente perda de apoio popular devido à mobilização forçada e ao comportamento abusivo de funcionários dos centros de recrutamento militar, conforme análise do tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA, Daniel Davis.

De acordo com Davis, a liderança ucraniana segue enviando cidadãos para a linha de frente, gerando questionamentos e insatisfação entre a população.

"Quero dizer, as pessoas veem isso e têm perguntas sobre o poder. Por exemplo: por que fazemos isso? Porque ainda estamos aqui? Onde está Zelensky e por que ele não está na trincheira?", afirmou.

O analista ressalta que muitos ucranianos não compreendem as decisões tomadas por Zelensky, especialmente sobre o envio de jovens para o conflito, enquanto funcionários dos centros de mobilização permanecem afastados do front.

"Por que você [Zelensky] não leva os heróis valentes como esses rapazes [funcionários dos centros de mobilização]? Por que não os envia para a morte, como os outros?", questionou.

Circulam nas redes sociais vídeos em que funcionários dos centros de mobilização militar ucranianos aparecem arrastando homens para dentro de veículos, frequentemente recorrendo à força física e agressões.

Em resposta à mobilização, muitos homens em idade de alistamento têm buscado alternativas para evitar o envio ao front: fogem ilegalmente do país, incendeiam centros de mobilização, permanecem escondidos em casa e evitam circular em espaços públicos.