Geral
Seminário celebra dez anos da Pós-Graduação em Antropologia Social
Evento acontece de 29 a 31 de outubro, no Instituto de Ciências Sociais e discute a contribuição da Antropologia em Alagoas e no Brasil
Em comemoração aos seus dez anos de funcionamento, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas (PPGAS/Ufal) promove um seminário especial, entre os dias 29 a 31 de outubro, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), em Maceió. O evento propõe refletir sobre o papel da Antropologia e do programa de mestrado para Alagoas e para o Brasil, suas contribuições acadêmicas e os vínculos construídos com diferentes territórios e comunidades.
A programação inclui mesas temáticas, conferências, grupos de trabalho e atividades culturais abertas ao público. O evento conta ainda com uma mostra fotográfica exposta no hall do ICS, com oito ensaios de diferentes autores, e uma mostra audiovisual. A conferência de abertura será realizada na noite de quarta-feira (29) e terá a presença da presidente da Associação Brasileira de Antropologia, Luciana Oliveira Dias.
“Trata-se de um evento que celebra uma década de atividades, reunindo nossos egressos, muitos deles já doutores ou em processo de doutorado, e membros da comunidade local de Alagoas. O evento é organizado por meio dos nossos grupos de pesquisa, registrados no e a programação, elaborada por nossos professores, conta com a participação de convidados ilustres, como indígenas, pesquisadores, líderes comunitários e religiosos de matriz africana”, contou a professora Sílvia Martins, uma das organizadoras do evento.
Mais informações estão disponíveis no site do evento, onde é possível realizar a inscrição, ou no perfil oficial do programa @ppgas.ufal.
Sobre o programa
Criado em 2014, o PPGAS/Ufal oferece o curso de mestrado acadêmico em Antropologia Social, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais. O programa tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais capacitados para atuar em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nas questões socioculturais de Alagoas e do Nordeste.
Atualmente, os grupos de pesquisa associados ao programa desenvolvem estudos sobre temas como cultura visual, religiosidade e saúde, povos indígenas, fenômenos urbanos e juventudes, promovendo ações integradas de pesquisa, ensino e extensão ligadas à realidade social de Alagoas.
Para mais informações, acesse o site oficial do PPGAS/Ufal.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
4CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado