Geral

PRF apreende quase uma tonelada de peixe impróprio para consumo no Sertão de Alagoas

Redação 28/10/2025
PRF apreende quase uma tonelada de peixe impróprio para consumo no Sertão de Alagoas
Foto/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde dessa segunda-feira (27), cerca de 900 quilos de tilápia transportados sem refrigeração e contaminados por óleo diesel, em Canapi, no Sertão de Alagoas. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-316.

O pescado era levado em bandejas com pouco gelo e sem isolamento térmico, ficando exposto ao calor. Durante a inspeção, os agentes também encontraram um galão de 20 litros de óleo diesel dentro do compartimento, em contato direto com os peixes — o que agravou o risco de contaminação.

O motorista informou que o produto havia saído de uma fazenda em Jatobá (PE) e seria comercializado na feira livre de Santana do Ipanema (AL). No entanto, ele não apresentou licença de comércio nem documentação sanitária exigida para o transporte de alimentos.

Após o acionamento da Vigilância Sanitária Municipal e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), os técnicos confirmaram que o pescado estava em condições totalmente inadequadas para o consumo humano. Todo o material foi descartado no aterro sanitário de Olivença (AL).

O motorista, o veículo e os responsáveis foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santana do Ipanema. A PRF reforçou que transportar alimentos sem condições sanitárias adequadas configura crime contra as relações de consumo, sujeito a detenção e multa.