Geral
Lula sobre encontro com Trump: 'não faria reunião se não acreditasse na possibilidade de um acordo'
Durante a entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (24), que marcou o fim da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jacarta, o encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, foi o principal assunto abordado.
Aos jornalistas, Lula falou em um encontro que será positivo para ambos os lados, uma vez que efeitos domésticos das tarifas são sentidas nos EUA, segundo ele.
"O presidente Trump sabe que o preço da carne está alto lá, que o cafezinho vai ficando caro. As pessoas vão descobrindo que nem todas as medidas que a gente toma repercutem do jeito que a gente queria".
O presidente brasileiro ressaltou, ainda, que será uma reunião aberta, na qual o Brasil não barrará quaisquer assuntos, mas terá suas prioridades, como reorganizar as relações comerciais entre os países e questionar as punições dadas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
"Vou participar da reunião acreditando que o Brasil terá sucesso, senão não participaria da reunião", disse, quando perguntado sobre a expectativa para o encontro com o chefe da Casa Branca.
Lula defende ampliação de negócios com a Indonésia e ressalta diversificação de parcerias
O presidente Lula também fez um balanço da sua visita a Jacarta, ressaltando que, na sua concepção, o comércio entre Brasil e Indonésia está aquém das duas economias e das duas populações.
"Falta entusiasmo dos países e dos nossos empresários", sugeriu Lula, para ampliar as negociações.
O presidente também afirmou que o encontro com o seu homólogo indonésio, Prabowo Subianto, foi positivo e que ele sai de Jakarta otimista e com oito acordos firmados.
Na ocasião, Lula também defendeu a diversificação de parcerias, destacando o atual momento que vive o mundo e voltou a defender a importância de fortalecer o multilateralismo e as instituições que garantem o multilateralismo.
"Nesse mundo confuso, quanto mais parcerias econômicas que tivermos, melhor", ponderou, sem citar nomes ou trazer mais detalhes, mas justificou que a ampliação deve acontecer além das parcerias comerciais, se dando também no âmbito das ciências e tecnologias, com o intercâmbio entre universidades, por exemplo.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
5
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias