Geral
Codevasf integra comitê do Ministério da Pesca e Aquicultura para uso sustentável de recursos pesqueiros

Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participaram, em Penedo (AL), da 5ª Sessão Ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias do São Francisco, Parnaíba, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Leste (CPC Nordeste). A Codevasf é uma das entidades da administração pública federal que integram o comitê por sua atuação na área de pesca e aquicultura.
A reunião do CPC Nordeste ocorreu de forma mista durante dois dias, 15 e 16 de outubro, com participantes remotos e presenciais no auditório do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Penedo (5ª EPE). Entre as questões discutidas estavam o ordenamento pesqueiro no estado de Alagoas e na bacia hidrográfica do rio São Francisco, o repovoamento da ictiofauna nas bacias hidrográficas do Nordeste e a gestão pesqueira continental no estado do Maranhão.

Profissionais da Codevasf que atuam na área de pesca e aquicultura em superintendências regionais nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas participaram da atividade. Um dos participantes foi o engenheiro de pesca Vinicius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba — centro tecnológico e científico da Companhia localizado em Porto Real do Colégio (AL). Para ele, o encontro foi uma oportunidade de alinhar a atuação conjunta dos diversos órgãos para fortalecer a pesca sustentável e a manutenção dos estoques de peixes nas bacias do Nordeste.
“O Centro de Aquicultura de Itiúba da Codevasf em Alagoas possui uma forte atuação na manutenção dos estoques pesqueiros do rio São Francisco, no trecho entre Alagoas e Sergipe, com ações de peixamento. Somente em 2025 já inserimos cerca de 550 mil peixes diretamente no São Francisco e em seus afluentes em Alagoas. Daí a importância da atuação do comitê para alinhar essas ações e estruturar a atividade pesqueira com sustentabilidade”, destacou o engenheiro de pesca da Companhia.
CPC Nordeste
O Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias do São Francisco, Parnaíba, Atlântico Nordeste Ocidental, Atlântico Nordeste Oriental e Atlântico Leste (CPC Nordeste) integra a Rede Nacional Colaborativa para a Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros (Rede Pesca Brasil) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O colegiado possui caráter consultivo e de assessoramento, com o objetivo de subsidiar a gestão do MPA para o uso sustentável dos recursos pesqueiros na região. O CPC Nordeste é coordenado pela Secretaria Nacional de Pesca Artesanal do MPA. A Codevasf possui dois representantes no Comitê Permanente.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF