Geral

Belém já vive clima da COP30, mas ainda há obras inacabadas

19/10/2025
Belém já vive clima da COP30, mas ainda há obras inacabadas
Foto: © Sputnik / Guilherme Correia

Faltando pouco mais de três semanas para a COP30, Belém (PA) se mostra no clima para receber delegados, líderes mundiais e turistas, ainda que haja atraso em algumas obras.

A Sputnik Brasil percorreu uma praça inacabada na Cidade Velha, ao lado da Praça do Arsenal. A estrutura, segundo apurado, está com entrega prevista apenas para o fim de novembro, depois da COP.

No local, tapumes ostentam o logotipo do evento, indicando também a obra da Estação Hidroturística.

Além disso, em pontos como a Estação das Docas, o mercado Ver-o-Peso e a Avenida Doca de Souza Franco, nota-se boa limpeza, sinalizações e maior movimentação urbana.

Ao mesmo tempo, o setor hoteleiro de Belém tem vivido uma crise, marcada por preços abusivos e superlotação. A contabiliza mais de 36 mil leitos disponíveis para o evento — entre hotéis, alojamentos alternativos e cruzeiros.

Segundo reportagem do UOL, a rede hoteleira tradicional teve ocupação média que subiu de 50% para 82% desde o início do ano.

No entanto, o governo federal tenta negociar com a rede hoteleira local para "conter preços" que se elevaram bastante.

Além disso, há registros de obras de macrodrenagem e saneamento na cidade que também estariam parcialmente postergadas para 2026, segundo apuração de jornais.


Por Sputinik Brasil