Geral
Conflito entre Afeganistão e Paquistão ameaça a estabilidade regional, diz chanceler do Irã

Os confrontos armados entre Afeganistão e Paquistão colocam em risco a estabilidade de toda a região, afirmou neste sábado (18) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Arakchi, durante uma conversa telefônica com seu homólogo afegão, Amir Khan Muttaqi.
"O ministro das Relações Exteriores de nosso país, expressando preocupação com os recentes acontecimentos entre Afeganistão e Paquistão, destacou a necessidade de autocontenção, de interromper os confrontos e resolver as divergências por meio do diálogo e da negociação. Ele lembrou que a continuação do conflito entre essas duas nações muçulmanas irmãs leva não apenas a perdas humanas, mas também ameaça a estabilidade de toda a região", diz o comunicado.
No início do mês, um drone atacou um veículo Land Cruiser no cruzamento de Abdul Haq, em Cabul, resultando na suposta morte do líder dos talibãs paquistaneses, Noor Wali Mehsud. Conforme a mídia local, ele foi morto em um ataque aéreo de precisão no centro da capital afegã. Na madrugada do mesmo dia, caças da Força Aérea do Paquistão bombardearam a província de Paktika, no leste do Afeganistão.
Na sequência, começaram intensos combates ao longo da Linha Durand — fronteira não reconhecida pelo Afeganistão — entre os dois países. No mesmo dia, o Ministério da Defesa afegão anunciou o fim bem-sucedido de uma "operação de retaliação" contra o Paquistão.
Na última semana, novos confrontos entre as forças armadas do Afeganistão e do Paquistão foram registrados no distrito de Shorabak, na província afegã de Kandahar. No mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão informou ter chegado a um acordo com o Afeganistão para um cessar-fogo temporário de 48 horas.
Veículos de imprensa afegãos informaram que o líder dos talibãs paquistaneses estava vivo e divulgou uma mensagem em vídeo. Na última sexta-feira (18), Paquistão e Afeganistão concordaram em estender o cessar-fogo até o término das negociações previstas em Doha.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF