Geral
Luís Roberto Barroso dá a entender que pode deixar o STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso indicou, nesta segunda-feira (6), que os dias como membro da Corte podem estar próximos do fim, durante evento em Salvador (BA).
Membro do STF desde 2013, Barroso afirmou que está "terminando" a carreira e que "a vida é feita de muitos ciclos", conforme relato publicado no site da Carta Capital.
"Esse é um momento muito especial para mim, de muita alegria. Comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui. [...] A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair."
Barroso deixou a presidência do STF no fim de setembro, dando lugar a Edson Fachin, deve buscar o distensionamento das relações políticas em torno da Corte e reduzir os questionamentos sobre sua atuação, argumentando que o STF deve se manter fiel à razão jurídica, sem se tornar protagonista da polarização política.
Com uma saída iminente de Barroso do quadro de ministros do STF, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá ter que indicar um novo magistrado para a cadeira no Supremo. O favorito para assumir o assento é o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Se for reeleito em 2026, Lula também precisará escolher substitutos para Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que completariam 75 anos ao longo de um eventual quarto mandato do petista. Nomes como o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas e o controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, podem acabar ocupando estas cadeiras no STF.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL