Geral
Após aprovação da isenção do IR, Lula quer transporte público grátis como trunfo eleitoral em 2026

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu, na última semana, a aprovação por unanimidade de um projeto de lei que isenta pessoas que ganham até R$ 5.000 por mês de pagar Imposto de Renda. Agora, a administração petista quer transporte público gratuito em todo o Brasil.
Conforme publicado pelo Terra, a proposta deve ser utilizada com trunfo na próxima campanha presidencial. O governo, entretanto, acredita não ter tempo hábil para tirar o projeto do papel antes que a lei eleitoral proíba esse tipo de movimento.
"Se Lula prometeu isenção de imposto para quem ganha até R$ 5 mil e entregou, o eleitor sabe que, se ele prometer tarifa zero para ônibus em outro próximo mandato, também cumprirá", afirmou um interlocutor no governo à reportagem do Terra.
Lula pediu ao Ministério da Fazenda para realizar um estudo de impacto da proposta. Além da extinção do valor da passagem, deve ser levado em consideração no levantamento o quanto desembolsado pela população em transporte público pode ser redirecionado a outros setores da economia.
A gratuidade nos transportes públicos também deve contribuir para o controle da inflação, já que este é um subitem dentro do cálculo de Transportes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL