Geral

Golpistas se passam pela Vigilância Sanitária e tentam aplicar golpes em academias de Maceió

Vanessa Lima 06/10/2025
Golpistas se passam pela Vigilância Sanitária e tentam aplicar golpes em academias de Maceió
Foto/Reprodução

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (6) sobre um novo golpe que vem sendo aplicado contra proprietários de academias na capital. Criminosos têm usado o nome do órgão para enviar e-mails e mensagens falsas, exigindo o pagamento de supostas multas relacionadas a irregularidades em alvarás sanitários.

De acordo com as denúncias, os golpistas enviam comunicações alegando que o estabelecimento possui uma “pendência” com a Vigilância e ameaçam aplicar multas de até R$ 15 mil, suspender o alvará de funcionamento e até mover ações judiciais, caso o valor não seja pago imediatamente.

A Visa esclareceu que não realiza cobranças por e-mail, WhatsApp ou telefone. Todas as fiscalizações são feitas de forma presencial, por agentes identificados com crachás institucionais e coletes oficiais.

“Todo o trabalho de fiscalização é realizado no local, com prazos e orientações devidamente documentados. Não fazemos cobranças virtuais nem exigimos transferências bancárias”, reforçou o chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.

A população pode denunciar tentativas de golpe pelos canais oficiais da Visa: